top of page

Cresce produção florestal no Brasil


Em 2016, a produção de madeira em tora destinada à indústria de papel e celulose cresceu 10,8%, chegando a 85,2 milhões m3. Os dados são da pesquisa de Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o instituto, o estado do Paraná foi o maior produtor do setor, com 15,9 milhões m3, um aumento de 43,9% em relação a 2015. Com 3,5 milhões m3, Telêmaco Borba/PR ocupou a liderança na produção nacional. Do volume total, 80,2% vieram de áreas de plantio de eucalipto e 18,8% de florestas de pinus. O crescimento da indústria de papel e celulose contribuiu para o aumento da produção de madeira em tora, em especial no Sul do país, que representa 33,2% do total.

“A ampliação do parque industrial de papel e celulose no Paraná, no ano passado, alçou o estado a maior produtor nacional. Esse posto era ocupado por São Paulo, que agora está na segunda posição, com produção de 14,7 milhões m3, uma queda de 5,4%”, disse, em nota, o analista do IBGE, Winicius Wagner.

Dos R$ 18,5 bilhões do valor total de produção registrados pela pesquisa, que correspondem a um aumento de 0,8% em relação a 2015, 76,1% foram obtidos em florestas plantadas, enquanto 23,9% foram coletados em matas nativas. Desse mesmo total, os produtos madeireiros representaram 89,8% (R$ 16,7 bilhões).


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page